Casu Marzu
Um queijo da Sardenha feito com leite de ovelhas e fermentado por larvas que permanecem vivas durante o consumo. As larvas saltam a até 15 cm podendo atingir os olhos dos degustadores, além disso, a iguaria pode provocar infecção e hemorragia intestinal. A comercialização do Casu Marzu é proibida, no entanto, podem ser encontradas produções caseiras no mercado negro.
Fugu
Muito apreciado no Japão, o baiacu (como é conhecido no Brasil) é um peixe que contém um poderoso veneno paralisante que pode levar à morte. O fugu só pode ser preparado por profissionais especializados. O trabalho do cozinheiro consiste em separar cuidadosamente a carne das partes que contenham o veneno. A maioria dos casos de intoxicação ocorre com pessoas que se arriscam a comer o fugu em locais não autorizados.
Durião
Esta fruta do sudeste asiático é famosa pelo seu cheiro bastante desagradável. Seu aroma é comparado com estrume de porco, vômito podre, mijo de gambá, entre outras nojeiras. Por incrível que pareça, existem muitos apreciadores. A posse de durião é proibida em muitos hotéis, ônibus, metrôs, aeroportos, etc.
Kopi Luwak
O Kopi Luwak ou Café Civeta é um café produzido com grãos ingeridos e defecados por um mamífero chamado civeta. Isso mesmo! Um produto comido e cagado por um animal! Apesar da sua natureza exótica não faltam pessoas dispostas a pagar um alto preço por uma xícara desse café. O Kopi Luwak é produzido na Indonésia e nas Filipinas e posteriormente exportado para outras partes do mundo.
Sannakji
Um prato que assim como o fugu pode levar o indivíduo à morte. O Sannakji é um prato coreano que consiste em tentáculos de polvo vivo. Esse prato pode ser muito perigoso, pois os tentáculos permanecem se mexendo enquanto são comidos e suas ventosas podem se prender à garganta do indivíduo causando asfixia.
Ikizukuri
O ikizukuri é um sashimi vivo! Feito com peixes, camarões, lagosta, entre outros.
O cliente pode escolher em um tanque o bicho que quer comer. O cozinheiro fatia o animal e o serve com algumas partes ainda se movendo. A foto e o vídeo mostram um peixe prestes a ser comido, mas com a cabeça ainda se mexendo.
Peixe Ying Yang
O Peixe Ying Yang é semelhante ao ikizukuri, porém feito com um peixe frito com a cabeça ainda viva. Atualmente é proibido em Taiwan, seu local de origem, mas muito comum na China.
Drunken Shrimp
Literalmente, camarão bêbado. Uma popular comida chinesa feita com camarão imerso em um forte licor. Os camarões costumam ser comidos ainda vivos. Existem variações desse prato, em alguns casos o camarão é “embebedado” e cozinhado em água fervente e em outros casos, imersos em bebida depois de serem cozinhados. O consumo deste crustáceo vivo pode causar infecção alimentar.
Hákarl
Um prato tradicional da Islândia feito basicamente de carne podre de tubarão. No preparo tradicional, a carne do tubarão é cortada e depois enterrada para apodrecer de 6 a 12 semanas e, depois, pendurada para secar por alguns meses. Aqueles que pretendem comer hákarl pela primeira vez são instruídos a tapar o nariz para evitar o intenso e desagradável cheiro.
Balut
Muito comum na Ásia, principalmente nas Filipinas, o balut é um ovo já fertilizado que contém um embrião de pato ou frango. O ovo pode ser consumido com seu embrião em diferentes estágios de desenvolvimento dependendo do gosto do freguês.
Sopa de ninho de ave.
Esta sopa chinesa é feita com o ninho de um pássaro. A saliva pegajosa da ave é o principal ingrediente desse ninho.
Ovo centenário.
Um estranho ovo da culinária chinesa. Feito com ovo de galinha, ganso ou pato e conservado por semanas ou meses numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz.
Insetos.
Comer insetos é comum em diversas culturas. Aqui vemos como exemplo a China, onde insetos e outros animais fazem parte de sua exótica culinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário